Consórcio para comprar sítio: saiba se é possível!

Gostaria de descobrir um pouco mais sobre o funcionamento dos consórcios para a compra de um sítio? Leia este post!

A compra de um sítio é o sonho de muitos brasileiros que pretendem apostar em um projeto no interior. Nesse sentido, um consórcio pode ser a melhor opção se você está entre as pessoas que querem ter um imóvel situado em área rural para fugir da agitação dos grandes centros ou para criar um negócio inovador.

O consórcio para comprar sítio é a melhor alternativa, pois permite que você pague o seu imóvel de forma parcelada, sem pagar juros, taxas e encargos bancários, apenas uma taxa de administração. Trata-se da oportunidade perfeita para quem deseja ter um planejamento financeiro adequado, obter a sua carta de crédito e diminuir potenciais riscos existentes em outras formas de aquisição parcelada em longo prazo.

Deseja saber um pouco mais sobre as vantagens de entrar em um grupo de consórcio para comprar um sítio? Continue a leitura deste post!

O que é consórcio para compra de sítio?

Consórcio para compra de sítio é uma modalidade de compra programada que possibilita a aquisição de um imóvel rural, que pode ser, inclusive, uma fazenda. É uma excelente opção para quem busca paz ou deseja fazer um investimento seguro e que possibilite a abertura de um negócio afastado do perímetro urbano.

Um consórcio é um negócio seguro que oferece mais flexibilidade para a tomada de decisões dos investidores. Ele funciona como um sistema de cooperativa, no qual várias pessoas se reúnem e contribuem todos os meses para que os integrantes do grupo consigam comprar o seu sítio. É uma forma de autofinanciamento que requer o auxílio de uma administradora de consórcios.

O sistema do consórcio tem o seu funcionamento semelhante a uma poupança programada, com o diferencial de que o consorciado pode conseguir a sua carta de crédito no pagamento da primeira parcela, caso seja sorteado. A opção também oferece a chance de dar um lance vencedor e antecipar a contemplação.

Como funciona?

Se você já decidiu investir em um sítio para morar, se divertir com a família, parentes e amigos ou para gerar renda por meio do turismo, precisa saber como funciona o consórcio. Desse modo, conseguirá atingir o seu objetivo sem depender de instituições financeiras e terá um espaço para aproveitar os finais de semana. Observe a seguir alguns detalhes relevantes!

Administração do consórcio

O consórcio será administrado por uma empresa experiente que atuará em conjunto com outros especialistas em prol dos consorciados. A administradora vai cobrar uma taxa de administração para remunerar esses profissionais especializados e manter o grupo funcionando perfeitamente. Além disso, é possível contratar um seguro para dar garantias aos integrantes do grupo.

Fundo comum

O valor pago pelos consorciados, mensalmente, para participar do consórcio, é destinado ao Fundo Comum, que irá compor o saldo de caixa do grupo para a assembleia de contemplação.

Todos os valores são acumulados nesse fundo que, a cada contemplação, será utilizado para adquirir o bem ou produto objeto do consórcio, por meio da carta de crédito .

Sorteios mensais

A cada mês, será realizada uma assembleia com a participação de todos os consorciados. Ocorrem os sorteios para saber quem terá acesso a sua carta de crédito e poderá adquirir o seu sítio ou a sua chácara. Durante a assembleia, é possível ofertar lances para antecipar o recebimento desse instrumento.

Lances vencedores

Para oferecer um lance vencedor, você precisa participar das assembleias e observar o seu funcionamento. Ao assistir a algumas reuniões, será possível ter uma ideia do valor necessário para obter a sua carta de crédito e adquirir o seu imóvel rural. Se preferir, pode juntar uma quantia em dinheiro ou utilizar os seus investimentos para vencer os concorrentes.

Pagamento do sítio

A administradora é quem analisa todas as documentações relacionadas ao imóvel escolhido antes de liberar os recursos financeiros. Se estiver tudo certo e não existirem dívidas atreladas ao bem escolhido, ela efetua o pagamento diretamente para o proprietário do sítio. O consorciado precisa continuar pagando as suas parcelas em dia até o final do contrato.

Como se planejar para investir nesse tipo de consórcio?

Antes de entrar em um grupo de consórcio, é importante planejar como você efetuará o pagamento das parcelas mensais. Peça ajuda a equipe de vendas que trabalha com a administradora para criar um planejamento financeiro adequado e garantir que o contrato será quitado dentro do prazo. Informe-se com ele sobre planos para a aquisição de imóveis rurais.

Geralmente as administradoras oferecem planos de consórcios flexíveis e um deles se encaixará perfeitamente no seu orçamento. Verifique o valor do sítio que deseja comprar e combine para que as parcelas sejam apropriadas conforme a sua renda atual. Dessa maneira, será mais fácil programar os pagamentos e atingir os seus objetivos.

Principais dicas de planejamento

Veja algumas dicas que podem ajudar você nesse momento.

Use a ferramenta de simulação do consórcio

Faça uma simulação para ter uma noção de valores e número de parcelas a serem pagas. Normalmente essa ferramenta fica disponível no site da administradora e pode ser utilizada de forma gratuita. Ela ajudará quem tiver interesse em dar início aos seus planos para conquistar um sítio interessante em um local acessível e com bons preços.

Controle seus ganhos e despesas

Crie uma lista com as suas despesas mensais e registre também os seus rendimentos, como salários, rendas de ativos ou aluguéis, entre outras fontes de recursos financeiros. Elimine todos os gastos supérfluos e substitua os essenciais por opções mais baratas se quiser economizar o dinheiro para pagar as suas parcelas do consórcio.

Estude sobre formas de aumentar seu poder de compra

Invista em educação financeira para descobrir como aumentar o seu patrimônio por meio de investimentos em ativos. Esse é o primeiro passo para ser bem-sucedido em sua jornada rumo à compra de imóveis rurais. Programe-se para realizar os seus projetos, reunir recursos e conseguir antecipar a sua contemplação por meio de um lance imbatível.

Como funciona a carta de crédito para consórcio?

A carta de crédito é um instrumento financeiro liberado pela administradora depois que o consorciado é contemplado e apresenta os documentos obrigatórios solicitados. Com ela, você poderá ir até o proprietário do imóvel rural e negociar a aquisição que será paga à vista. Procure obter descontos, afinal, ele receberá uma boa quantia em dinheiro. Assim que fechar o negócio, avise a administradora para iniciar o processo de contemplação.

Enfim, agora você já entendeu que é possível participar de um consórcio para comprar um sítio! Encontre uma administradora que tenha credibilidade no mercado e que se disponha a oferecer todo o suporte necessário para facilitar as suas conquistas. Pesquise a reputação dela e verifique se ela tem experiência no mercado.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: