Fui contemplado em uma carta de crédito. E agora?

Ser contemplado com uma carta de crédito é um dos principais desejos de quem participa de um consórcio. Mas quando isso finalmente ocorre nem todo mundo sabe o que fazer e como funciona o acesso ao documento.

Esse é o seu caso? Então, confira este guia completo que preparamos sobre a contemplação com a carta de crédito e entenda de uma vez por todas como todo o processo funciona!

O que é consórcio?

A princípio, é importante esclarecer o que é consórcio! Trata-se de uma modalidade de pagamento em que um grupo de pessoas se reúne para pagar mensalmente um valor e formar uma poupança para comprar um determinado bem.

Mensalmente, a administradora do consórcio realiza sorteios que definirão quais consorciados serão contemplados com a carta de crédito. Os que foram sorteados passam por um processo para acessar o documento, que pode ou não ser liberado rapidamente.

 

O que acontece após a contemplação no consórcio?

Há quem pense que a carta de crédito contemplada é liberada em pouco tempo após o sorteio, mas não é assim que funciona! A administradora do consórcio segue para a etapa de análise de crédito do consorciado, para verificar se efetivamente libera o documento.

Se estiver com CPF negativado, por exemplo, não receberá a carta contemplada. A administradora faz esse bloqueio temporário para verificar o grau de risco da concessão do documento.

Afinal, mesmo que seja contemplado o consorciado precisa pagar as parcelas restantes. Se houver risco de não pagamento, outros participantes podem ficar no prejuízo. Logo, esse bloqueio é somente uma forma de proteger demais pessoas do grupo e assegurar o recebimento de pagamentos.

O consorciado que está com o CPF negativado receberá indicação da administradora sobre como proceder para ter acesso à carta de crédito contemplada. Normalmente, envolve o pagamento da dívida para passar por uma nova análise.

Há, ainda, administradoras que solicitam a apresentação de um fiador como garantia do pagamento ou que o consorciado pague parcelas de forma antecipada.

Se cumprir todos os requisitos para acesso ao documento, a administradora libera a carta de crédito contemplada para o consorciado sorteado. A partir de então, já pode utilizar o documento para compra do bem à vista.

Documentação para liberação da carta de crédito

A administradora do consórcio costuma solicitar documentos gerais e específicas para liberação da carta de crédito. A documentação pode variar de acordo com o bem, mas normalmente é preciso apresentar:

  • Ficha de cadastro completa e assinada;
  • Cópia de documentos de identificação, como RG ou CNH, CPF ou CNPJ;
  • Cópia de comprovante atualizado de residência em nome do consorciado;
  • Comprovante de renda.

No que se refere especificamente ao comprovante de renda, é possível apresentar documentos como a declaração do imposto de renda (com comprovante de entrega), carteira profissional ou os três últimos contracheques.

Caso seja aposentado, terá de apresentar uma cópia do cartão do benefício e do último extrato do pagamento. No caso de autônomos, empresários e produtores rurais, normalmente se solicita uma declaração de imposto de renda atualizada.

Sobre a documentação específica, ela pode variar conforme o bem do consórcio. Geralmente, a administradora costuma solicitar:

  • Consórcio de carro: dados do automóvel (marca, modelo, chassi e data de fabricação), cópia do DUT (Documento Único de Transferência), nota fiscal original (DANFE), nota promissória assinada, contrato de alienação fiduciária assinado e reconhecido em cartório;
  • Consórcio de imóveis: certidões negativas de ações cíveis, trabalhistas e fiscais. Se empresa, apresentar certidões negativas de débitos e falência, bem como certidão da Junta Comercial. Também é preciso ter instrumento particular com força de escritura pública, matrícula atualizada do imóvel, certidão negativa de tributos municipais, certidão de valor venal e cópia atualizada de certidão de estado civil.

Vale ressaltar que essa é a documentação básica solicitada pelas administradoras, mas ela pode variar de acordo com as regras do consórcio. O importante é sempre verificar com a administradora o que apresentar para dar andamento ao processo de concessão e acesso da carta de crédito.

Como ter acesso à carta de crédito?

Existem somente duas formas de ter acesso à carta de crédito: por meio da participação em um consórcio ou da compra de uma carta contemplada.

A participação no consórcio conta com uma desvantagem, porque é preciso esperar ser sorteado para ter acesso ao documento. Já ao comprar uma carta contemplada, inicia-se rapidamente o processo de concessão e uso do documento, sem ter de aguardar o sorteio.

Mas como comprar carta de crédito contemplada? O interessado pode adquiri-la diretamente do titular ou de uma empresa especializada. Entretanto, recomenda-se que a aquisição seja com uma empresa, para minimizar a possibilidade de golpe.

 

O que considerar ao comprar carta contemplada?

Para garantir máxima segurança e realizar a compra perfeita, é importante considerar alguns pontos. A seguir, indicamos quais são eles:

 

Verifique informações sobre a carta de crédito

Antes de fechar a compra ou de realizar qualquer pagamento, sempre verifique informações sobre a carta de crédito junto à administradora do consórcio. Procure saber se realmente foi contemplada e qual seu valor, se é capaz de comprar à vista o bem que deseja.

 

Conheça as regras do contrato de consórcio

Todo consórcio possui regras especificadas em contrato, como as de uso da carta contemplada. Procure saber previamente quais são essas regras, para evitar surpresas desagradáveis depois da compra.

 

Saiba quais responsabilidades que assumirá

Quando compra a carta de crédito contemplada, o novo titular assume todas as responsabilidades do consórcio, como o pagamento de parcelas restantes. Verifique quais são essas responsabilidades e quais valores terá de pagar.

 

Compre de uma empresa séria e experiente

Quer ter o máximo de tranquilidade ao comprar carta contemplada? Então, recorra a uma empresa séria e experiente, que trabalhe com transparência. Assim, será possível ter mais segurança na transação, reduzindo ao máximo a chance de golpe.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: